Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Piriqueta suborbicularis (A.St.-Hil. & Naudin) Arbo NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-09-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

P. suborbicularis é uma erva terrícola e rupícola, com distribuição no Sul do Brasil, em campos graminosos com presença de afloramento rochoso, uma formação vegetacional comum na extensão de ocorrência da espécie. Considerando ainda que trata-se de uma erva tolerante a ambientes alterados, é possível inferir que os valores de área de ocupação e extensão de ocorrência estão subestimados. Embora a espécie tolere ambientes antropizados, a agricultura e a limpeza do solo com o uso de fogo às áreas destinadas ao pastejo são ameaças à população, podendo elevar a espécie para uma categoria de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Piriqueta suborbicularis (A.St.-Hil. & Naudin) Arbo;

Família: Turneraceae

Sinônimos:

  • > Piriqueta selloi ;
  • > Piriqueta selloi var. alfa ;
  • > Piriqueta alba ;
  • > Sida suborbicularis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no Rio Grande do Sul (Arbo, 2012). Ocorre também no Paraguai, Uruguai e Argentina (Arbo, 1995).

Ecologia

A espécie é uma erva, terrícola e rupícola (Arbo, 2012), perene, hemicriptófita (planta herbácea cujo broto dormente fica ao nível do solo - Art, 2001). A planta ocorre em campo graminoso de solos avermelhado, arenoso e de morros pedregosos. Tolerante a terreno alterado como beira de estradas. Floresce entre setembro e março (Arbo, 1995).As sementes da espécie são dispersadas por formigas (Arbo, com. pess.)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Em estudo realizado em campos da Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, Caporal (2006) relata as ameaças da região, tais como a bovinocultura e a ovinocultura, queimadas para limpeza das áreas de campo e corte de plantas arbustivas.

1.1 Agriculture
Detalhes Em 1970, a área total de Campos no sul do Brasil era 18 milhões ha, ao passo que em 1996 a área estava em 13,7 milhões ha (i.e. 23,7% da área total dessa região), sendo 10,5 milhões ha no RS (área total: 28,2 milhões ha), 1,8 milhão ha em SC (área total: 9,6 milhões ha) e 1,4 milhão ha no PR (área total: 20 milhões ha). Assim, um decréscimo de 25% da área total dos campos naturais ocorreu nos últimos 30 anos devido a uma forte expansão das atividades agrícolas (Overbeck et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Dados deficientes. Lista vermelha da flora do Brasil(MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- CAPORAL, F. J. M. Ecologia de um campo manejado na serra do sudeste, Canguçu, Rio Grande do Sul, Brasil. Tese de Doutorado. Porto Alegra, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

- KLEIN, R. M. Espécies raras ou ameaçadas de extinção do estado de Santa Catarina. IBGE, Diretoria de Geociências, 1990. 287 p.

- FREITAS, H. S. Caracterização florística e estrutural do componente arbóreo de três fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual da região leste do Vale do Paraíba ? SP. Dissertação de Mestrado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2010.

- ART, H. W. Dicionário de Ecologia e Ciências Ambientais. São Paulo: Unesp; Melhoramentos, 2001. 583 p.

- ARBO, M. M. Flora Neotropica: Turneraceae - Parte I Piriqueta. Monograph 67. New York: The New York Botanical Garden, 1995. 156 p.

- ARBO, M. M. Turneraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Turneraceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- OVERBECK, G. E.; MÜLLER, S. C.; FIDELIS, PFADENHAUER, J.; PILLAR, V. P.; BLANCO, C. C.; BOLDRINI, LPILLAR, V. P.; MÜLLER, S. C.; CASTILHO, Z. M. S.; JACQUES, A. V. A. Os Campos Sulinos: um bioma negligenciado. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009. 26-41 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Piriqueta suborbicularis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Piriqueta suborbicularis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/09/2012 - 12:48:35